Razões para amar maquiagem

Nãoooo que eu precise dizer né?! Acho que toda (ou quase toda) mulher ama maquiagem. Ou ao menos um item dela, seja corretivo, base, máscara de cílios… Eu já sou a louca que gosta de tudo e mais um pouco!!!

Mas decidi formalizar aqui algumas razões, para deixarmos bem claro e cristalino esse assunto ;)

– Realça sua beleza: você é bonita naturalmente, mas tem aquele detalhe, aquele aspecto, que ressaltado com a maquiagem, te deixa ainda mais linda. Olho, boca, maçãs do rosto, qualquer uma dessas partes, quando devidamente maquiadas, ficarão ainda mais belas.

razoes1

– Cobrir algum probleminha de pele: quem nunca teve uma espinha? Olheiras? E faz o quê, minha gente? Joga um corretivo, base, e bora pra vida!

– Com a maquiagem, você pode expressar seu humor, sua personalidade, pois afinal de contas, temos tantas opções de cores e texturas, que é impossível listar aqui. Maquiagem transforma! Serve até mesmo para fazer uma pessoa virar um zumbi, ou um monstro, para um filme ou programa de televisão. Maquiagem é arte!

razoes4

– É um passatempo, uma terapia, uma delícia ficar testando cores e combinações, novos produtos, e sentimos como se estivéssemos em um parquinho de diversões! Eu, particularmente, gosto de arrumar as minhas, limpar e reorganizar penteadeira, essas coisas. Confesso, é um passatempo.

– Por fim, um motivo bem básico: fazer você sentir-se bem consigo mesma. Só assim para sentir-se bem? Não, lógico que não. Mas muitas vezes estamos pra baixo, sem animação, e então nos sentamos em frente ao espelho e nos maquiamos, e temos então mais confiança para sair e encarar um dia de trabalho, aula, todas atividades que devemos desempenhar, enfim.

razoes3

Eu diria que amo maquiagem e pronto. Pra mim assim está explicado! Mas se quiserem saber, e nos perguntarem porquê um batom novo nos deixa tão faceiras, aí acima estão alguns motivos!!

Me contem, vou amaaaaaaaaar saber porque vocês amam maquiagem, tanto, menos, ou mais que eu ;)

13 comentários em “Razões para amar maquiagem

  1. Amo maquiagem desde …..sempre, acho!! Gosto de destacar os olhos com um lápis e sem batom ou brilho não saio de casa. Os motivos são muuuiiitos, como você colocou..passatempo, sentir-se bonita,dar um up.
    O problema é que somos bombardeadas por novidades constantemente e dá aquela coceirinha de provar de tudo um pouco..mas infelizmente não é possível.

  2. Ameeei o post, achei super pertinente! Aqueles que ainda tem uma visão da maquiagem como algo fútil ou supérfluo, tem que ler esse texto. A maquiagem, na verdade, faz parte da história da humanidade e em cada época, foi usada para um fim específico. No Egito antigo, eram usadas de maneira regular, sobretudo pela nobreza, até como forma de mostrar status e poder. Herança, essa, foi levada a Roma antiga, onde a maquiagem também era usada como forma de destaque da nobreza. Na Inglaterra, no auge dera Vitoriana, era usada como forma de maior aceitação pessoal e de auto-estima, até pela própria Rainha que, embora de grande poder diplomático, era considerada como uma pessoa feia esteticamente, talvez devido o perfil rude e severo da mesma. No Brasil, ela já era usada na pre-colonização pelos índios em seus rituais de guerra, rituais matrimoniais, enfim, cada ocasião pedia uma maquiagem específica e esse fato é até hoje muit respeitado. A isso, somou-se a vinda da colonização com a dita “realeza” portuguesa, trazendo outros tipos de maquiagens e, assim como a miscegenação das raças, houve também, a mistura da cultura na maquiagem, onde se fundiu a maquiagem trazida pela elite européia e a maquiagem indígena. Fiz esse breve relato (nem tão breve), para mostrar que a maquiagem vai além dos fatores puramente estéticos, vão muito além disso. Com o advento de maior tecnologia e surgimento de novos produtos, soma-se a importância da maquiagem ao aumento da auto-estima, correções de possíveis cicatrizes ou doenças de despigmentação. Enfim, para se pensar muuuuito antes de dizer que maquiagem se limita só a fatores puramente estéticos. Simplesmente ameeeeiiii sua iniciativa, amiga!!! Show!!!

    • Que bom que você gostou amiga, mas devo dizer, que showwwwww de comentário!!! Uma aula sobre a utilização da maquiagem na história da humanidade! Arrasou! Meu simples post nem chega aos pés do seu detalhamento! Me encantei!

      Beijãoooo!!

      • Nada, amiga, fiz um comentário para dismstificar esse estigma de maquiagem ser sinônimo de futilidade, pois ta muito loooonge disso. A história do humanidade já dizia isso.

  3. Oiii, adorei o post! Eu não me maquio todo dia, mas quando eu emendo mts plantões e tô mt cansada, eu me maquio todo dia. O que mt gente faz o contrário por estar cansada e sem ânimo para se maquiar. Mas eu me alegro, me insentivo e me anima. Por isso eu tbm amo maquiagem, mesmo não a usando todos os dia… Bjooo

    • Ô amigaaa! Saudades de tu aqui! Pois olha, viu como anima um batom, um blush… Já dá um ar de saúde! Eu sem nada sou verde, meio amarela, marrom… Ainda bem que existe base e corretivo nessa vida!
      Mas você é linda, sua pele é linda, só faz é realçar a beleza ;)

      Beijos lindona do meu coração :)

  4. amo make desde de criança minha mae falava que eu era incutida com batons esmaltes e pegava os dela e acabava!!kkkkk amo tudo de make mas nada me dá mais realização do que comprar batons e olhar e ficar admirando a coleção coisa de gente doida semana q nao compro nada dá até uma tristezinha rsss… enfim make é tudo!!!

  5. Também concordo que a maquiagem vai muito além de pura vaidade ou coisa do tipo. São tantas coisas envolvidas que se fossemos expressar realmente seu real significada para cada uma de nós, ficaríamos horas falando só a respeito. Achei muito legal você falar sobre isso amiga, e tbm não poderia deixar de falar dessa aula fantástica da história da maquiagem com nossa tão querida Dr.Márcia. Realmente vocês me inspiram e a cada dia aprendo mais e mais com vocês.S2

    Beijo no Coração !

    • Realmente, a Márcia arrasou!E foi-se o tempo que poderiam dizer que maquiagem é superficial né? Precisamos dela, em algum momento, inevitavelmente!!!

      Beijos querida!

    • Ohm meus amores, fiz questão de fazer um breve relato para desmistificar essa história de que maquiagem é futilidade, coisa de quem não tem o que fazer e tal. Maquiagem é vida, meu povo! Maquiagem recupera auto-estima de várias pessoas, e não só mulheres, maquiagem é uma terapia, maquiagem serve até para fins terapêuticos; sim, lido pessoalmente com paciente de câncer e encorajo minhas pacientinhas a se maquiarem a se amarem mais. Caiu cabelo, sobrancelha ta ficando rala, você pode e deve retocar e isso faz uma bem enoooorme para elas. Algumas voltam com estojos de maquiagens que compraram para me mostrar que estão se cuidando e o psicológico influência e muuuuito na vida de todos nós, e mais ainda de alguém que está travando uma batalha pela vida. Portanto, quem ainda não se enveredou por esse verdadeiro universo, que o faça pois é literalmente uma terapia, massagem no ego, mudança de atitudes que refletem no amadurecimento pessoal, na auto-aceitação e até em mudanças comportamentos. Achei o assunto fantástico exatamente por isso motivo e que todo o preconceito que porventura ainda exista sobre o tema, que seja enterrado em definitivo a partir do momento em que as pessoas tiverem noção de todo o universo que a maquiagem abrange e seus benefícios. Vocês são umas queridas. Aula nada, só escrevo demais da conta!

  6. Post ótimo, à princípio não posso deixar de mencionar Márcia, que, abrilhantou o tema do post. Parabéns! Até aumentou meu autoestima. Hahaha…
    Moro no habitat distante.. Kkkkkk… Aqui a maioria das pessoas não sabem o que é MAC, NARS.. etc… Mas, conhece Avon, Natura e O Boticário.. As vezes, me pergunto se vale à pena, ficar comprando produtos tão caros, para usar por aqui, se ninguém nem “sonha” do que se trata, você não tem como dizer: Nossa “amiga”, “colega” comprei hoje um batom da MAC.. Pois, ninguém vai saber o que é… Rsrsrs… Se eu mencionar o valor, Jesus!
    Enfim, quando compro me sinto realizada e satisfeita, mesmo quando alguém diz: Que batom lindo? É do Avon? Kkkkk… Fala sério…
    Mas, eu entendo as pessoas, e também não as menosprezo, e óbvio para ficar linda e com autoestima positivo, não precisamos de produtos tão caros, apesar que, ressalto os produtinhos para pele.. Hehehe…
    Encerrando por aqui.. Volto à dizer que, adorei o post.
    Beijos meninas!

    • Sim, destacaste pontos muito pertinentes. Mas vou te dizer que aqui onde moro o pessoal não conhece muito isso não! Não tem Sephora aqui, Mac, até tem, mas acho que as pessoas nem sabem também do que se trata!
      Mas eu gosto por mim, gosto pelas embalagens, por sentir que esse ou aquele produto são mais carinhos, mas fazer a diferença… E hoje em dia, estou pra te dizer que tem coisas importadas que eu dou um jeitinho de comprar a preços melhores que O Boticário, Natura, Mary Kay… Tá feia a coisa aqui!! Deveriam baixar um pouco esses preços… Esses dias fiquei de olho em uma máscara de cílios do Boticário: quase 60 reais!! Que isso????? Uso as da Maybelline que mesmo não vendendo aqui, compro pela metade desse preço!
      Mas é isso, assunto bom, poderia ficar falando horas a respeito!!

      Obrigada pela sua visitinha, recadinho… Adorei!

      Beijão ;)

    • Obrigada! Vanessa pela menção ao meu nome. Fiz questão de postar aquele comentário porque ainda há muito preconceito com relação a maquiagem, ainda tem gente de mente muito pequena que vê o tema como mera futilidade, algo sem importância ou coisa do gênero. Por isso, acho legal ter uma visão ampliada sobre o tema e ver que não é só uma questão de futilidade, mas envolve muito mais como auto-estima, fatos históricos mesmo, etc. Enfim que os preconceituosas ainda resistentes ao tema, comecem a repensar e ver a maquiagem de uma forma mais abrangente. Bjs e mais uma vez, obrigada, Vanessa!

Deixe aqui seu comentário